segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O que vem por ai...



Faltam 2 dias para o início das aulas e para aqueles que comparecem nas primeiras aulas já percebeu que são sempre destinadas a apresentação do professor, da disciplina e dos alunos para com a turma.

Como parte da conversa introdutória, sempre ouvimos perguntas do tipo “Alguém sabe o que significa a minha matéria?”
Em função disso eu busquei os principais objetivos das disciplinas desse bimestre e coloquei logo abaixo.



Agora quando o professor perguntar todos saberão.


Disciplina: Gestão de custos.

Empregar conhecimentos fundamentais de Custos, aplicados à gestão e à tomada de decisões baseadas no custo de produtos, processos e serviços, qualificando os participantes para a escolha e implementação de sistemas de custeio consistentes, capazes de auxiliar os gestores na busca da lucratividade e da melhoria de desempenho das empresas.

De forma específica, a disciplina Gestão de Custos visa capacitar o futuro profissional a interpretar e classificar os componentes dos custos para a formação do preço de venda e a margem de lucratividade. Proporcionar visão crítica das medições de desempenho e do processo de tomada de decisões com base em custos.


Disciplina: Planejamento de Projetos.
 

Análise da prática da elaboração e gestão de projetos. Importância do projeto: as origens, os tipos, as finalidades e as etapas de elaboração de um projeto. As técnicas de elaboração de projetos. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros: elaboração e análise de projeto. Gestão de projeto. As metodologias alternativas. A prática da elaboração e gestão de projetos.


Disciplina: Legislação Tributária.

 

Proporcionar ao aluno o conhecimento da Legislação Tributária e suas implicações na administração organizacional


Disciplina:Administração de Materiais.
 

Desenvolver conceitos e habilidades que auxiliarão o (a) acadêmico (a) a compreender e utilizar ferramentas relacionadas à administração de materiais, cadeia de suprimentos, logística, compras, e suas relações com as demais funções administrativas.

    * Identificar e analisar os principais conceitos de Supply Chain Management e Logística, bem como as funções tradicionais de Administração de Materiais;
    * Caracterizar os principais aspectos relativos a qualidade e sua relação com a área de Materiais;
    * Analisar as práticas de compras no setor privado e público

Disciplina: Formação de Preços.

A disciplina formação de preços de Venda se propõe a capacitar os alunos quanto à formação do preço sob diferentes estruturas de mercado, situações competitivas e considerações de custeio do produto e/ou serviço comercializado. A disciplina se insere na formação do Administrador como uma importante ferramenta para uma visão integrada, prática e realista dos aspectos que levam à competitividade-preço em mercados concorrenciais. Contribui, ainda, para a formulação de estratégias adequadas à lucratividade e à consequente perpetuidade do empreendimento, como pressupostos fundamentais da sobrevivência das organizações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário